Fibromialgia.
- adprado6
- 3 de fev.
- 1 min de leitura

Embora não seja uma doença autoimune, a fibromialgia é caracterizada por dor crônica, muitas vezes constante e limitante, que pode significativamente afetar a qualidade de vida, a capacidade de trabalhar e o convívio social dos pacientes.
É importante destacar que a fibromialgia pode estar associada a quadros de depressão e também a doenças autoimunes, como o lúpus ou a artrite reumatoide. No entanto, o tratamento para fibromialgia difere do utilizado para doenças autoimunes, sendo focado em medicamentos que atuam no sistema nervoso central, além de incluir atividade física regular, bons hábitos de vida e terapia cognitivo-comportamental.
O manejo da fibromialgia deve ser multidisciplinar, com cuidados medicamentosos e uma abordagem integrativa que engloba técnicas de relaxamento, atividade física e terapias cognitivas comportamentais.
Mais de 50% do tratamento é baseado em métodos não farmacológicos, ressaltando a importância de uma abordagem multi.
Mesmo sendo considerada uma condição desafiadora, é importante saber que a fibromialgia tem tratamento e é possível melhorar após um diagnóstico correto e um plano de tratamento adequado.
Comments